• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão escolar no ensino médio : ensino "blocado" é a solução?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - JORGISNEI FERREIRA DE REZENDE.pdf (203.6Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Rezende, Jorgisnei Ferreira de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Abordar a evasão escolar no Brasil é debater um tema já antigo e que gera sempre grande apreensão pela ineficácia de muitas ações propostas até hoje. Pelo menos é o que se nota analisando os índices de evasão atuais. Com a apresentação da proposta do Ensino Médio em Blocos em alguns colégios paranaenses para implantação da mesma, espera-se, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que os índices de evasão no Ensino Médio Noturno diminuam. Com o objetivo de compartilhar a experiência ocorrida em 2009 com a implantação da referida proposta no Colégio Estadual Ana Molina Garcia em Londrina, o presente trabalho dispõem-se a trazer elementos para fomentar o debate a respeito dos caminhos a serem seguidos visando diminuir os altos indices de evasão escolar no Ensino Médio Noturno e que requerem algumas medidas complementares para se lograr êxito. O artigo passa por uma revisão da literatura sobre a evasão escolar e traz um histórico da concepção da proposta do Ensino Médio em Blocos até a implantação no Colégio Estadual Ana Molina Garcia. São apresentados os resultados relacionados ao ensino médio desde sua implantação em 2002 até 2009, onde os elementos comparativos apresentados facilitam uma leitura da situação, relativa ao Ensino Médio Noturno dentro dessa nova proposta de organização das disciplinas em blocos semestrais. Os índices apresentados, oriundos de pesquisas realizadas com alunos, destacam diferenças e informações relevantes entre os dois semestres de 2009 e que servem de base para análises e conclusões que avaliam a potencialidade da proposta como medidaa preventiva, não somente à evasão no Ensino Médio Noturno, mas também à reprovação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68456
    Collections
    • Gestão Escolar [99]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV