• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma re-leitura da "Aritmética da Emília"

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - NEUZA BERTONI PINTO.pdf (3.080Mb)
    Data
    1991
    Autor
    Pinto, Neuza Bertoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado Novo aparece como um eis forço para se criar mecanismos institucionais, materiais e culturais, visando à modernização e à industrialização do Brasil, segundo um projeto agudizador de desigualdades. A Escola Nova, que estava sendo implantada em nosso país, é percebida como resultado de uma recomposição das forças hegemônicas, por ajustar-se ao novo modelo econômico e acentuar o dualismo educacional. A Matemática, afirmando valores e objetivos do regime autoritário, pode ser concebida como um veículo de mudança conservadora. A análise revela que a discussão do currículo como ciência crítica não é recente, uma vez que constitui o campo de abrangência da obra. Tal como naquele momento histórico para a educação brasileira, o conhecimento matemático carece hoje de novos questionamentos, para que possa servir à classe trabalhadora e criar novos conceitos de progresso e desenvolvimento científico. Constata-se que a obra em questão não foi endereçada apenas às crianças, mas por discutir com profundidade as relações da Matemática com um contexto histórico específico, deve ser revista pelos educadores.
     
    Abstract: The text of the brazilian infantile literature called "Aritmética da Emilia" writen by Monteiro Lobato, is analised in this study, from the relations of the text with its authoritarian context of the 30 years and 40 years. In this re-reading, the "New State" it apears like a effort to create institutional, material and cultural mechanisms, that aims to be modernization and to the industrialization of Brazil, as a project to activate inequalities. The "New School", that was being implanted in our country, is Know as a result of a recomposition of hegemonical forces, to adjust to the new economic model and increase the educational dualism. The mathematics, increasing values and goals of the authoritarian political system can be understood as a conservator way of changes. The analisis schows that the discution of the subject as a critical science is not recent, as it constitute the field of abrangence of the text. Such as at that historic moment to the brazilian education, the mathematics knowlegment needs nowadays new questionament, to serve the working class and create new conceptments of progress and scientific developments. The analised text here in question is not only for the children, because it discusses deeply the relations of mathematics with the specific historic contexts must be re-seen by the educators.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68357
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV