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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPinto, Neuza Bertonipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T16:52:14Z
dc.date.available2022-12-02T16:52:14Z
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68357
dc.descriptionOrientadora: Zelia Milleo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 99-106pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Currículopt_BR
dc.description.abstractResumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado Novo aparece como um eis forço para se criar mecanismos institucionais, materiais e culturais, visando à modernização e à industrialização do Brasil, segundo um projeto agudizador de desigualdades. A Escola Nova, que estava sendo implantada em nosso país, é percebida como resultado de uma recomposição das forças hegemônicas, por ajustar-se ao novo modelo econômico e acentuar o dualismo educacional. A Matemática, afirmando valores e objetivos do regime autoritário, pode ser concebida como um veículo de mudança conservadora. A análise revela que a discussão do currículo como ciência crítica não é recente, uma vez que constitui o campo de abrangência da obra. Tal como naquele momento histórico para a educação brasileira, o conhecimento matemático carece hoje de novos questionamentos, para que possa servir à classe trabalhadora e criar novos conceitos de progresso e desenvolvimento científico. Constata-se que a obra em questão não foi endereçada apenas às crianças, mas por discutir com profundidade as relações da Matemática com um contexto histórico específico, deve ser revista pelos educadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The text of the brazilian infantile literature called "Aritmética da Emilia" writen by Monteiro Lobato, is analised in this study, from the relations of the text with its authoritarian context of the 30 years and 40 years. In this re-reading, the "New State" it apears like a effort to create institutional, material and cultural mechanisms, that aims to be modernization and to the industrialization of Brazil, as a project to activate inequalities. The "New School", that was being implanted in our country, is Know as a result of a recomposition of hegemonical forces, to adjust to the new economic model and increase the educational dualism. The mathematics, increasing values and goals of the authoritarian political system can be understood as a conservator way of changes. The analisis schows that the discution of the subject as a critical science is not recent, as it constitute the field of abrangence of the text. Such as at that historic moment to the brazilian education, the mathematics knowlegment needs nowadays new questionament, to serve the working class and create new conceptments of progress and scientific developments. The analised text here in question is not only for the children, because it discusses deeply the relations of mathematics with the specific historic contexts must be re-seen by the educators.pt_BR
dc.format.extentvi, 106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882 1948. Aritmetica da Emiliapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectCurriculos - Avaliação - Brasilpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma re-leitura da "Aritmética da Emília"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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