dc.contributor.advisor | Polak, Ymiracy Nascimento de Souza, 1945- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Martins, Onilza Borges, 1940-2018 | pt_BR |
dc.contributor.author | Reich, Silvia Teresa Sparano, 1953?-2021 | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T13:21:51Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T13:21:51Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67781 | |
dc.description | Orientadoras: Ymiracy Nascimento de Souza Polak, Onilza Borges Martins | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta uma análise acerca do desenvolvimento das duas edições do Curso de Extensão "TV na Escola e os desafios de Hoje", realizadas durante os anos de 2000 e 2001, sob o enfoque crítico da gestão. Tem como propósito contribuir para o planejamento de procedimentos de trabalho a serem utilizados neste curso específico e em outros programas de Educação a Distância. Apresenta um levantamento dos fatores determinantes das ações implementadas pela coordenação do curso; discorre sobre as dificuldades enfrentadas e as soluções propostas; discute o tema à luz da fundamentação teórica obtida através do estudo dos conteúdos do Curso de Formação em EAD/UniRede e do vivido no NEAD/UFPR em relação aos projetos e cursos em EAD desenvolvidos neste Núcleo. Apoia-se em dados quantitativos e qualitativos coletados ao final de cada um dos três Módulos de cada um dos dois cursos "TV na Escola e os desafios de Hoje" realizados. Estes dados estão reunidos em seis relatórios constantes em anexo a esta monografia. Os referidos relatórios foram elaborados a partir da consolidação de informações, relatos e depoimentos fornecidos pelos membros das equipes de coordenação, operacionalização e tutoria dos cursos e pelos quase quatro mil educadores-cursistas. Apresenta Considerações Finais que atestam a necessidade de uma mudança de conceitos e de postura do gestor de qualquer organização, principalmente, daquele profissional encarregado de coordenar sistemas de Educação a Distância. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Televisão na educação | pt_BR |
dc.title | "TV na escola e os desafios de hoje" : o desafio de coordenar um curso a distância | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |