Customização e serviços online : plano de marketing de personalização de acessórios
Resumo
Resumo: Este trabalho visa a analisar os métodos produtivos e de processo que possibilitam a customização de acessórios e vestimentas para o individuo e para grupos, visto que os custos, processes e estruturas do varejo geralmente limitam a oferta de produtos personalizados de acordo com a identidade e necessidade individual de cada consumidor. Para tanto, foi avaliado o processo de Produçao de Massa versus o sistema produtivo de Customizaçao de Massa, bem como as estrategias existentes da customização maciça e suas limitações. Como solução para esta necessidade de personalização, foi utilizado um estudo de caso como metodologia, onde o foco prático para a solução do problema apresentado foi o desenvolvimento de um plano de marketing/negócio que viabiliza a customização de acessórios e camisas (para uso individual ou para grupos) utilizando-se da Internet com canal de venda. Para próximos trabalhos, uma pesquisa nacional sobre o potencial do "mercado personalizado" para outras categorias de consume, bem como o estudo da utilização de grupos de consumidores como "personalizadores" de aspectos de uma companhia - marca, produto ou processos - pode elucidar a personalização de forma mais ampla para empreendedores ou pesquisadores.
Collections
- Marketing empresarial [490]