Programa de treinamento para servidores e estagiários da Secção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Nascimento, Maria de Lourdes Saldanha do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Trata da proposta de implantação do Programa de Treinamento para servidores e estagiários que atuam no balcão de atendimento da Seção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. São objetivos específicos: realizar um diagnostico das necessidades de treinamento dos servidores e estagiários; planificar as ações para a implantação do Programa de Treinamento; propor um Programa de Treinamento e elaborar a proposta de implantação. A metodologia foi baseada numa revisão de literatura, sem pretensão de exaustividade, sobre biblioteca universitária e as novas tecnologias que incluem sistemas de informação. Buscou também literatura que trata de usuários e treinamento de pessoas. A busca bibliográfica foi realizada em bases de dados, especificamente, o Portal da Capes, em sua maioria foram utilizados artigos de periódicos. A coleta dos dados relevantes para a pesquisa foi desenvolvida por meio de conversas informais com os servidores e estagiários bem como por meio da observação participante estruturada. Foi desenvolvido também um Formulário de Sugestões que visava coletar informações referentes a: identificação das pessoas, duvidas encontradas e erros na operacionalização do atendimento aos usuários no balcão da Seção de Empréstimo. Foi utilizado ainda o Teste de Eficacia. Todas as informações e sugestões coletadas foram condensadas no Formulário de Resultados e o diagnostico situacional serviu de base para a elaboração da proposta do Programa de Treinamento. A experiência da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação em tornar seus servidores e estagiários auto-suficientes na operacionalização do Virtua, sistema de informação atualmente adotado, aponta para o surgimento de um novo servidor e estagiário assim como um novo bibliotecário. Os servidores e estagiários capacitados, com maior autonomia na operacionalização do sistema de informação, são mais seguros e promovem a qualidade da prestação dos serviços aos usuários; o bibliotecário, por sua vez assume o papel de bibliotecario-educador tanto na instrução formal para o uso das tecnologias de informação quanta no planejamento de outras formas de comunicação, para o acesso a informação. É necessária, no entanto, avaliações sistematizadas, tanto para analisar o desempenho dos servidores e estagiários, quanta para detectar possíveis dificultadores no uso dessas tecnologias, as avaliações devem ser meta permanente para a busca da qualidade na prestação de serviços pela biblioteca.
Collections
- Administração de pessoas [187]