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dc.contributor.otherCelinski, Leszekpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Administração de Pessoaspt_BR
dc.creatorNascimento, Maria de Lourdes Saldanha dopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-30T19:57:57Z
dc.date.available2024-08-30T19:57:57Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64952
dc.descriptionOrientador: Leszek, Celinskipt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Pessoaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Trata da proposta de implantação do Programa de Treinamento para servidores e estagiários que atuam no balcão de atendimento da Seção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. São objetivos específicos: realizar um diagnostico das necessidades de treinamento dos servidores e estagiários; planificar as ações para a implantação do Programa de Treinamento; propor um Programa de Treinamento e elaborar a proposta de implantação. A metodologia foi baseada numa revisão de literatura, sem pretensão de exaustividade, sobre biblioteca universitária e as novas tecnologias que incluem sistemas de informação. Buscou também literatura que trata de usuários e treinamento de pessoas. A busca bibliográfica foi realizada em bases de dados, especificamente, o Portal da Capes, em sua maioria foram utilizados artigos de periódicos. A coleta dos dados relevantes para a pesquisa foi desenvolvida por meio de conversas informais com os servidores e estagiários bem como por meio da observação participante estruturada. Foi desenvolvido também um Formulário de Sugestões que visava coletar informações referentes a: identificação das pessoas, duvidas encontradas e erros na operacionalização do atendimento aos usuários no balcão da Seção de Empréstimo. Foi utilizado ainda o Teste de Eficacia. Todas as informações e sugestões coletadas foram condensadas no Formulário de Resultados e o diagnostico situacional serviu de base para a elaboração da proposta do Programa de Treinamento. A experiência da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação em tornar seus servidores e estagiários auto-suficientes na operacionalização do Virtua, sistema de informação atualmente adotado, aponta para o surgimento de um novo servidor e estagiário assim como um novo bibliotecário. Os servidores e estagiários capacitados, com maior autonomia na operacionalização do sistema de informação, são mais seguros e promovem a qualidade da prestação dos serviços aos usuários; o bibliotecário, por sua vez assume o papel de bibliotecario-educador tanto na instrução formal para o uso das tecnologias de informação quanta no planejamento de outras formas de comunicação, para o acesso a informação. É necessária, no entanto, avaliações sistematizadas, tanto para analisar o desempenho dos servidores e estagiários, quanta para detectar possíveis dificultadores no uso dessas tecnologias, as avaliações devem ser meta permanente para a busca da qualidade na prestação de serviços pela biblioteca.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBibliotecas universitárias - Administração de pessoalpt_BR
dc.subjectBibliotecas - Pessoal - Treinamentopt_BR
dc.titlePrograma de treinamento para servidores e estagiários da Secção de Empréstimo da Biblioteca de Ciências Humanas e Educação do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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