As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios para estudar critérios e a variância dos resultados. Está próxima da pesquisa experimental, mas não o é. A experimental controla uma variável provocada, ao passo que esta se centra sobre uma variável invocada, ou seja: trata da análise de dados de diferentes fases da pesquisa (Primeira fase: avaliação sem critérios; Segunda fase: avaliação com critérios). Pela revisão literária, verificou-se a preocupação dos avaliadores em relação aos resultados da avaliação da expressão escrita com enfoque no problema da subjetividade. Uma das causas mais prováveis das distorções da avaliação poderia ser o emprego das técnicas de avaliação de redações, com graves prejuízos para o aluno. Desta forma, para se minimizar os possíveis erros pedagógicos, estudamos o emprego das técnicas de avaliação acima mencionadas, submetendo trinta redações de Língua Nacional á correção por seis julgadores. Com isto, pudemos verificar a variabilidade de julgamentos dos seis juízes que corrigiram as redações, num primeiro momento, utilizando a técnica holística e, num segundo momento, utilizando a técnica analítica. Os resultados mostraram que há vima diferença significativa entre eles, quer comparando os julgamentos do mesmo juiz face a uma e outra técnica, quer entre os mesmos juízes, dentro da mesma técnica, quer comparando os seis juízes, usando ora uma técnica, ora outra. O trabalho nos mostrou as flutuações existentes na avaliação de redações, embora se empreguem técnicas diferentes. O fato nos leva a repensar o sistema de avaliação da expressão escrita para se encontrar alternativas que minimizem os erros pedagógicos provocados pela subjetividade do avaliador.
Collections
- Dissertações [996]