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dc.contributor.advisorBecker, Lauro da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAvosani, Carlospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T17:10:23Z
dc.date.available2022-08-18T17:10:23Z
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64701
dc.descriptionMimeografadopt_BR
dc.descriptionResumos em português, inglês e francêspt_BR
dc.descriptionAnexos: f. 83-95pt_BR
dc.descriptionOrientador: Lauro Da Silva Beckerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Mestrado em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 78-82pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios para estudar critérios e a variância dos resultados. Está próxima da pesquisa experimental, mas não o é. A experimental controla uma variável provocada, ao passo que esta se centra sobre uma variável invocada, ou seja: trata da análise de dados de diferentes fases da pesquisa (Primeira fase: avaliação sem critérios; Segunda fase: avaliação com critérios). Pela revisão literária, verificou-se a preocupação dos avaliadores em relação aos resultados da avaliação da expressão escrita com enfoque no problema da subjetividade. Uma das causas mais prováveis das distorções da avaliação poderia ser o emprego das técnicas de avaliação de redações, com graves prejuízos para o aluno. Desta forma, para se minimizar os possíveis erros pedagógicos, estudamos o emprego das técnicas de avaliação acima mencionadas, submetendo trinta redações de Língua Nacional á correção por seis julgadores. Com isto, pudemos verificar a variabilidade de julgamentos dos seis juízes que corrigiram as redações, num primeiro momento, utilizando a técnica holística e, num segundo momento, utilizando a técnica analítica. Os resultados mostraram que há vima diferença significativa entre eles, quer comparando os julgamentos do mesmo juiz face a uma e outra técnica, quer entre os mesmos juízes, dentro da mesma técnica, quer comparando os seis juízes, usando ora uma técnica, ora outra. O trabalho nos mostrou as flutuações existentes na avaliação de redações, embora se empreguem técnicas diferentes. O fato nos leva a repensar o sistema de avaliação da expressão escrita para se encontrar alternativas que minimizem os erros pedagógicos provocados pela subjetividade do avaliador.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Composição e exercicios - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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