Mensuração do risco corporativo : estudo de caso empresa de comunicação área de crédito
Resumo
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como foco principal a importância da gestão de riscos de credito ante as ameaças aos quais estão expostos os ativos da organização, demonstrando a relevância da adoção de controles básicos e melhores políticas de segurança e ainda apresentar uma ferramenta eficaz para a avaliação do risco corporativo numa empresa de comunicação. Neste sentido buscou-se como referencia básica algumas recomendações previstas na norma FERMA - Federation Of European Risk Management Associatios, quando da implantação de um adequado gerenciamento corporativo da gestão de riscos e principalmente a metodologia de Brasiliano que foi fundamental para o desenvolvimento do estudo. Desta maneira este estudo visa sugerir a implantação de um comitê de gestão de riscos corporativos e a utilização de um processo informatizado para balizar a gestão de riscos da organização, - o software RisckMatrics - como instrumento de apoio aos gestores de negócio, considerada uma metodologia eficiente e de fácil aplicabilidade. Por meio de uma descrição sucinta, foi possível compreender e demonstrar as diretrizes básicas recomendadas por Brasiliano complementada com uma exposição quanta aos desafios defrontados pelos gestores, quando da necessidade de se identificar e documentar os riscos associados aos ativos críticos ao negócio corporativo, com intuito de melhor priorizar os investimentos necessários a sua proteção, bem como difundir e envolver as diversas áreas de negócios no processo de gestão de riscos organizacionais.
Collections
- Gestão de negócios [533]