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dc.contributor.advisorPavão, Zelia Milleo, 1928-2021pt_BR
dc.contributor.authorWachowicz, Lilian Anna, 1939-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T15:40:49Z
dc.date.available2022-08-17T15:40:49Z
dc.date.issued1977pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62656
dc.descriptionOrientadora: Zélia Milléo Pavãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 98-104pt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema para estudo coloca-se em termos da arbitrariedade e legitimidade dos critérios de avaliação da aprendizagem escolar. A escola é apresentada como um grupo social, no qual se processa a criação de vim clima cultural, responsável pela seleção dos valores assumidos pelo grupo. A avaliação em geral, e também a avaliação da aprendizagem, utiliza critérios que são definidos objetivamente pela seleção de valores. Esta seleção pode ser legítima, quando corresponde às necessidades da matéria-prima que se avalia; o arbitrário é o não necessário, do ponto de vista lógico. A avaliação por critérios é apresentada como o método mais adequado à avaliação da aprendizagem escolar, embora a tradição venha mantendo a predominância do método de avaliação por normas, e produzindo comparações entre os alunos. São muito utilizados, para avaliação da aprendizagem, os trabalhos escolares, sob a forma de dissertação, em torno de um tema, e solicitada com a finalidade de verificar o que o aluno aprendeu, a respeito do assunto. As principais categorias de critérios para o julgamento desses trabalhos escolares, foram apresentadas a vima população de 58 professores e 112 alunas do Ensino de 2º Grau, do Instituto de Educação do Paranã, curso de Habilitação para o Magistério. Foi solicitado aos informantes que atribuíssem um nível de importância às categorias de critérios: os resultados indicam discrepâncias entre a atribuição da importância pelos professores e pelos alunos. Professores e alunos dizem valorizar diferentes aspectos dos trabalhos escolares. Sendo necessário o julgamento de valor, na avaliação da aprendizagem, como então realizar essa avaliação? Parece difícil uma avaliação legítima. A arbitrariedade não é somente um problema técnico, mas também um problema lógico. Os dados são aplicados na elaboração de um modelo de avaliação da aprendizagem escolar; o modelo pretende conferir maior liberdade ao planejamento de ensino, a partir de uma opção teórica realizada entre os modelos de avaliação educacional. A avaliação por objetivos é substituída pela avaliação de resultados e segue o modelo de julgamento de mérito. O enfoque principal da avaliação é o aspecto qualitativo da aprendizagem, cujos indicadores são os níveis de operações que os alunos realizam. As manifestações dos comportamentos dos alunos são observadas e descritas, constituindo sínteses mais significativas do que as notas, conceitos, pareceres ou menções. Sendo entretanto as notas ou menções apresentadas como exigência legal na avaliação da aprendizagem escolar, os percentuais de resultados podem ser calculados sobre tarefas que satisfazem ou não aos critérios elaborados. Os critérios são tratados como os componentes decisivos do processo de avaliação, seja do ponto de, vista técnico, seja do ponto de vista lógico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem to be studied is treated in terms of arbitration and legitimacy of the evaluation criteria of school learning. The school is introduced as a social group, in which the creation of a cultural climate, responsible for the selection of the meanings assumed by the group, is processed. The criteria objectively defined by the selection of values are, in general, employed in the evaluation as well as in the learning evaluation. This selection of values can be legitimate when it does correspond to the necessities of the raw materials that are being evaluated; when arbitrary the selection constitutes the unnecessary from the logical point view. Even though the tradition keeps up predominantly the evaluation method through norms producing comparisons among pupils, the evaluation by criteria is introduced like the most suitable method for the purpose of school learning evaluation. The school works under the form of essays, about one subject, is very often used to find out the Learning evaluation. It is used with the purpose of verifying what the student has learned about the subject. The main classes of criteria to evaluate these school works, were introduced to a number of 58 teachers and 112 students, from j the Educational Institute of Parana, 2 Grade. The group was asked to give a level of importance to the categories of criteria: the results show discrepancies between the importance given by the teachers and by the students. Teachers and students say that they evaluate different aspects of the school works. In the learning evaluation the value judgement is necessary; how then, can this evaluation be made? A legitimate evaluation seems hard to achieve. The arbitrary condition is not only a technical problem, but also a logical one. The data are therefore applied in building an evaluation model of the school learning; the model means to give more freedom to the teaching planning, starting from a theoretical option, made among the models of educational evaluation. The evaluation by objectives is changed by the results evaluation, according to the model of merit criterion. The main emphasis of the evaluation is the qualitative learning whose indicators are the operation levels made by the students. The manifestations, of the student's behavior are observed and described. They mean a more significant synthesis than the grades, judgements or honours. But as indeed, all these kinds of evaluation are needed as a legal claim of the school learning evaluation, the percentage of results can be calculated on tasks that may satisfy or not the devised criteria. The criteria are treated on the basis of decisive component parts of the evaluation process, from the technical and, the logical points of view.pt_BR
dc.format.extent128 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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