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    Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland

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    D - HELENA WENZEL MOSCA DE CARVALHO.pdf (7.587Mb)
    Date
    1980
    Author
    Carvalho, Helena Wenzel Mosca de
    Metadata
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    Subject
    Dissertações - Educação
    Educação
    Estudantes universitarios
    Vocação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Investigação sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários, segundo a ideia básica da teoria de escolha vocacional de Holland: a escolha de uma ocupação e uma expressão da personalidade. Do pressuposto decorre a classificação de pessoas e de meios por sua semelhança a seis tipos de personalidade e seis modelos ambientais, e a interação de personalidade e ambiente, com efeitos presumidos. Foram formuladas as hipóteses de que os estudantes diferem em sua tipologia de personalidade e os cursos diferem como ambientes: estudantes e curso de Engenharia se caracterizam como "Realista" e estudantes e curso de Pedagogia, como "Social". A terceira hipótese foi que interações congruentes estão relacionadas com maior satisfação quanto ao Curso. Para testá-las, foram selecionados 66 sujeitos de cada uma das áreas. Para a coleta de dados foi feita a adaptação do Inventário de Preferencias Vocacionais e utilizadas a Técnica de Valoração Ambiental e duas escalas de classificação para a medida da satisfação. O tratamento estatístico a que foram submetidas às variáveis empregou o teste do Qui-quadrado e a análise simples da variância (teste F), além da analise descritiva dos dados. Encontrou-se relação entre comportamento de escolha e personalidade, na medida em que os resultados comprovaram as três hipóteses relativas à Pedagogia: foram positivos quanto ao tipo de personalidade e modelo ambiental (Social) e quanto ã associação da satisfação com interações congruentes. Para a Engenharia, os resultados foram ambíguos: a hipótese do modelo ambiental foi confirmada (Realista), a do tipo de personalidade predominante apresentou resultado indiferenciado (Intelectual-Realista) e a hipótese de congruência relacionada com satisfação não pode ser aceita. A aplicação da teoria de Holland levou, ainda, a conclusões avaliativas sobre o próprio referencial teórico, no tocante a classificação em tipos de personalidade, identificação de características institucionais, sistema de classificação, métodos e instrumentos de mensuração e pressupostos metateóricos que fundamentam o paradigma utilizado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62220
    Collections
    • Dissertações [730]

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