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dc.contributor.advisorLorenz, Karl Michaelpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Helena Wenzel Mosca dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-20T15:12:09Z
dc.date.available2020-08-20T15:12:09Z
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62220
dc.descriptionOrientador: Prof. Karl Michael Lorenzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 129-135pt_BR
dc.description.abstractResumo: Investigação sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários, segundo a ideia básica da teoria de escolha vocacional de Holland: a escolha de uma ocupação e uma expressão da personalidade. Do pressuposto decorre a classificação de pessoas e de meios por sua semelhança a seis tipos de personalidade e seis modelos ambientais, e a interação de personalidade e ambiente, com efeitos presumidos. Foram formuladas as hipóteses de que os estudantes diferem em sua tipologia de personalidade e os cursos diferem como ambientes: estudantes e curso de Engenharia se caracterizam como "Realista" e estudantes e curso de Pedagogia, como "Social". A terceira hipótese foi que interações congruentes estão relacionadas com maior satisfação quanto ao Curso. Para testá-las, foram selecionados 66 sujeitos de cada uma das áreas. Para a coleta de dados foi feita a adaptação do Inventário de Preferencias Vocacionais e utilizadas a Técnica de Valoração Ambiental e duas escalas de classificação para a medida da satisfação. O tratamento estatístico a que foram submetidas às variáveis empregou o teste do Qui-quadrado e a análise simples da variância (teste F), além da analise descritiva dos dados. Encontrou-se relação entre comportamento de escolha e personalidade, na medida em que os resultados comprovaram as três hipóteses relativas à Pedagogia: foram positivos quanto ao tipo de personalidade e modelo ambiental (Social) e quanto ã associação da satisfação com interações congruentes. Para a Engenharia, os resultados foram ambíguos: a hipótese do modelo ambiental foi confirmada (Realista), a do tipo de personalidade predominante apresentou resultado indiferenciado (Intelectual-Realista) e a hipótese de congruência relacionada com satisfação não pode ser aceita. A aplicação da teoria de Holland levou, ainda, a conclusões avaliativas sobre o próprio referencial teórico, no tocante a classificação em tipos de personalidade, identificação de características institucionais, sistema de classificação, métodos e instrumentos de mensuração e pressupostos metateóricos que fundamentam o paradigma utilizado.pt_BR
dc.format.extent147 f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.subjectVocaçãopt_BR
dc.titleEstudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Hollandpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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