dc.contributor.advisor | Lorenz, Karl Michael | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Helena Wenzel Mosca de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-20T15:12:09Z | |
dc.date.available | 2020-08-20T15:12:09Z | |
dc.date.issued | 1980 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/62220 | |
dc.description | Orientador: Prof. Karl Michael Lorenz | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 129-135 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Investigação sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários, segundo a ideia básica da teoria de escolha vocacional de Holland: a escolha de uma ocupação e uma expressão da personalidade. Do pressuposto decorre a classificação de pessoas e de meios por sua semelhança a seis tipos de personalidade e seis modelos ambientais, e a interação de personalidade e ambiente, com efeitos presumidos. Foram formuladas as hipóteses de que os estudantes diferem em sua tipologia de personalidade e os cursos diferem como ambientes: estudantes e curso de Engenharia se caracterizam como "Realista" e estudantes e curso de Pedagogia, como "Social". A terceira hipótese foi que interações congruentes estão relacionadas com maior satisfação quanto ao Curso. Para testá-las, foram selecionados 66 sujeitos de cada uma das áreas. Para a coleta de dados foi feita a adaptação do Inventário de Preferencias Vocacionais e utilizadas a Técnica de Valoração Ambiental e duas escalas de classificação para a medida da satisfação. O tratamento estatístico a que foram submetidas às variáveis empregou o teste do Qui-quadrado e a análise simples da variância (teste F), além da analise descritiva dos dados. Encontrou-se relação entre comportamento de escolha e personalidade, na medida em que os resultados comprovaram as três hipóteses relativas à Pedagogia: foram positivos quanto ao tipo de personalidade e modelo ambiental (Social) e quanto ã associação da satisfação com interações congruentes. Para a Engenharia, os resultados foram ambíguos: a hipótese do modelo ambiental foi confirmada (Realista), a do tipo de personalidade predominante apresentou resultado indiferenciado (Intelectual-Realista) e a hipótese de congruência relacionada com satisfação não pode ser aceita. A aplicação da teoria de Holland levou, ainda, a conclusões avaliativas sobre o próprio referencial teórico, no tocante a classificação em tipos de personalidade, identificação de características institucionais, sistema de classificação, métodos e instrumentos de mensuração e pressupostos metateóricos que fundamentam o paradigma utilizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 147 f. : il., tabs., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitarios | pt_BR |
dc.subject | Vocação | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |