Qualidade de vida no trabalho : Caixa Economica Federal: Agencia Barao do Serro Azul
Resumo
Resumo: Na última década, houve várias indagações a respeito do bem estar humano no trabalho. Com a globalização e a concorrência acirrada dos mercados, as organizações buscaram garantir a fidelidade de seus clientes através da qualidade total de seus produtos ou serviços. Aliada a esta qualidade surge também a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que está centralizada no potencial e na capacidade humana, nos meios em que os colaboradores ou funcionários convivem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. A pesquisa inicialmente mostra mediante levantamento bibliográfico, quais os conceitos sobre QVT. Neste estudo, compreende-se qualidade de vida no trabalho como uma expansão natural da qualidade total, de forma que os programas de qualidade total melhorem os resultados das empresas, mas também a satisfação, o bem-estar e a condição de vida das pessoas. Por meio desta pesquisa, procurou-se mostrar como está sendo tratada a questão da Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários da Caixa Econômica Federal, na agência Barão do Serro Azul - Curitiba - PR. Para obtenção dos resultados, foram comparadas as informações obtidas junto a estes profissionais, em que a necessidade de se investir numa maior conscientização do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho foi constatada, como medida a longo prazo. Por meio do questionário aplicado buscou-se apresentar quais os fatores que descrevem como os funcionários desta agência se sentem com relação a QVT. Os dados analisados descrevem que vários fatores influenciam neste quesito, fatores como salário, ambiente de trabalho, o dia-a-dia, a comunicação entre superiores e colegas de trabalho. Os resultados mostram que a grande maioria dos funcionários da agência Barão do Serro Azul encontram-se motivados a trabalhar na Caixa Econômica Federal.
Collections
- Marketing empresarial [489]