Gestão no terceiro setor : um estudo sobre liderança
Resumo
Resumo: O presente trabalho procura discutir as formas de liderança que atuam no Terceiro Setor através dos estudos e análises dos elementos componentes do líder, os papéis e responsabilidades e as características essenciais da liderança. Apesar do aumento da demanda por profissionais que atuam junto ao Terceiro Setor, uma dificuldade se coloca: encontrar gestores que possuam um perfil de qualidade para desempenhar esta nova função. O estudo traz conceitos e práticas de negócios e estratégias de sucesso para organizações sem fins lucrativos fundamentado na gestão do conhecimento e da organização que aprende. Para isso foram analisadas algumas organizações do Terceiro Setor na cidade de Curitiba/PR. As reflexões concentram-se no modelo e perfis de liderança dessas organizações, com destaque para as estratégias de gestão empresarial. Ao estudar o Terceiro Setor e suas práticas de liderança, o que se percebe e que o líder do Terceiro Setor possui a vantagem dos gestores do setor privado, que e a fidelidade do trabalhador a organização, pois cabe ao líder buscar alternativas de construção de estratégias eficazes para manutenção do empreendimento social.
O líder do Terceiro Setor destaca-se pelo conhecimento profundo de suas potencialidades, pela maneira de lidar com as pessoas, pelo espírito de doação, garra e determinação em trabalhar e aprimorar a visão sistêmica, atuando como um agente multiplicador de mudanças na sociedade. Atribui-se a pesquisa e estudo realizado, a capacidade de provocar discussões e consequentes mudanças nos modos de pensar e agir da sociedade, e no campo do conhecimento voltado a
aplicabilidade prática e funcional da liderança gerencial.
Collections
- Gestão de negócios [533]