A importância do gerenciamento dos riscos empresariais, embasada no modelo COSO (Committee of sponsoring organizations of the Treadway Commission)
Resumo
Resumo: Há riscos em todos os ambientes, em todos os lados, que podem impactar negativamente o negócio da sua companhia. Devido a esse fato, e a regulamentações propostas a auxiliar os empresarios a criar uma visão de riscos e de governança corporativa, cada vez mais as empresas estão preocupadas em gerenciar os riscos, adotando controles internos, podendo dessa forma criar oportunidades de melhoria significativas para as empresas, bem como aumentar a competitividade no mercado e facilitar o desenvolvimento de um planejamento estratégico em linha com seus objetivos. Sendo o gerenciamento de riscos, por intermédio de controles internes embasados no modele COSO (Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission), o objetivo do trabalho ora apresentado. O COSO é um framework que visa atender a lei americana Sarbanes Oxley, sendo inclusive o modelo de controles internos sugerido pela
mesma voltada para objetivos de negócios, buscando mitigar por meio de controles internos os riscos inerentes ao negócio da empresa. Os objetivos para implementação de controles internes evidenciados no modele COSO são:
Eficiencia e efetividade operacional; Confiança nos registros contábeis/financeiros; Conformidade.
Collections
- Gestão de negócios [533]