dc.contributor.advisor | Vernalha, Milton Miro, 1926- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Monte, Joaquim Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Heide, Sonnhilde Else von der | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:59:02Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T18:59:02Z | |
dc.date.issued | 1983 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/60691 | |
dc.description | Orientadores: Prof. Wilton Miró Vemalha e Prof. Joaquim J. Oliveira Monte | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 150-152 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma aprendizagem sem perturbações, faz se um estudo para verificar a relação existente entre a coordenação física medida através do Teste de Coordenação Física para Crianças (KTK) composto por quatro tarefas, e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º Grau. Contando com 128 crianças, são formados grupos masculinos e femininos, por série e globais. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente pela análise de regressão múltipla, através do SPSS (Statistical Package for the Social Science), e aplicado o Teste "t" de Student. Verifica-se que existe uma correlação linear entre as três variáveis em alguns grupos; que, na confrontação das médias obtidas pelos grupos nas três variáveis, as meninas são melhores que os meninos e mais homogêneas; e ainda que, ao baixarem as nédias obtidas no Teste KTK, baixam também as médias nas duas disciplinas, o que demonstra havei uma relação implícita entre a coordenação física e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação as Ciências (Matemática), nos grupos estudados. | pt_BR |
dc.format.extent | 152 p. : il., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Motricidade | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do movimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |