Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVernalha, Milton Miro, 1926-pt_BR
dc.contributor.advisorMonte, Joaquim Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorHeide, Sonnhilde Else von derpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T18:59:02Z
dc.date.available2022-09-06T18:59:02Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60691
dc.descriptionOrientadores: Prof. Wilton Miró Vemalha e Prof. Joaquim J. Oliveira Montept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 150-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma aprendizagem sem perturbações, faz se um estudo para verificar a relação existente entre a coordenação física medida através do Teste de Coordenação Física para Crianças (KTK) composto por quatro tarefas, e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação às Ciências (Matemática) com crianças de 1ª e 2ª séries do 1º Grau. Contando com 128 crianças, são formados grupos masculinos e femininos, por série e globais. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente pela análise de regressão múltipla, através do SPSS (Statistical Package for the Social Science), e aplicado o Teste "t" de Student. Verifica-se que existe uma correlação linear entre as três variáveis em alguns grupos; que, na confrontação das médias obtidas pelos grupos nas três variáveis, as meninas são melhores que os meninos e mais homogêneas; e ainda que, ao baixarem as nédias obtidas no Teste KTK, baixam também as médias nas duas disciplinas, o que demonstra havei uma relação implícita entre a coordenação física e a aprendizagem em Comunicação e Expressão e Iniciação as Ciências (Matemática), nos grupos estudados.pt_BR
dc.format.extent152 p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectMotricidadept_BR
dc.subjectPsicologia do movimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVerificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples