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dc.contributor.authorSouza, Ana Inêspt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-11T15:30:23Z
dc.date.available2020-09-11T15:30:23Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59781
dc.descriptionOrientadora : Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir as relações entre educação popular e movimentos sociais, na cidade de Curitiba, durante as décadas de 1980 e 1990, na perspectiva dos militantes sociais envolvidos. A educação popular é entendida aqui como impulsionadora e ao mesmo tempo resultante das práticas desenvolvidas nos movimentos sociais naquele período. Analisa mudanças de qualidade ocorridas nestas práticas entre as duas décadas estudadas e destaca como uma das causas mais importantes destas mudanças, os processos macroeconômicos, políticos, sociais e culturais que ocorreram no mundo, impactando fortemente o Brasil a partir do final dos anos 80, que são a dissolução das experiências históricas do socialismo e a globalização capitalista neoliberal. Discute ainda as possibilidades de construção humana no mundo atual, guiado pelo fetiche da mercadoria e as contribuições que a inserção em práticas político-pedagógico-sociais transformadoras trazem para a construção psicossocial do homem, vendo a militância como uma das vias de acesso à humanização, enquanto atividade transformadora das pessoas e da realidade. Palavras-chave: Educação Popular; Movimentos Sociais; Conscientização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation has the aim to discuss the relations between the popular education and the social movements, in the city of Curitiba, during the decades of 1980 and 1990, in the perspective of the social militants involved. Popular education is understood here as impelled and at the same time as resultant of the practice developed in the social movements in that time. The dissertation analyses the quality changes that happened in those practices between the two decades studied and it emphasizes as one of the most important causes of those changes, the macroeconimics, political, social and cultural processes that happened in the world causing a strong impact in Brazil since the end of the 80's that are the dissolution of the historic experiences of the socialism and the neoliberal capitalist globalization. The dissertation still discusses the possibilities of the human construction in the present world, guided by the fetish of the goods and the contribuitions that the inclusion of the political-pedagogical-social changing practices bring to the psychosocial construction to man, seeing the militance as one of the way to humanization as a transforming activity of people and reality.pt_BR
dc.format.extent105 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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