Relação entre educação popular e movimentos sociais na perspectiva de militantes-educadores de Curitiba : um balanço das décadas de 1980 e 1990 e os desafios de realidade atual
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir as relações entre educação popular e movimentos sociais, na cidade de Curitiba, durante as décadas de 1980 e 1990, na perspectiva dos militantes sociais envolvidos. A educação popular é entendida aqui como impulsionadora e ao mesmo tempo resultante das práticas desenvolvidas nos movimentos sociais naquele período. Analisa mudanças de qualidade ocorridas nestas práticas entre as duas décadas estudadas e destaca como uma das causas mais importantes destas mudanças, os processos macroeconômicos, políticos, sociais e culturais que ocorreram no mundo, impactando fortemente o Brasil a partir do final dos anos 80, que são a dissolução das experiências históricas do socialismo e a globalização capitalista neoliberal. Discute ainda as possibilidades de construção humana no mundo atual, guiado pelo fetiche da mercadoria e as contribuições que a inserção em práticas político-pedagógico-sociais transformadoras trazem para a construção psicossocial do homem, vendo a militância como uma das vias de acesso à humanização, enquanto atividade transformadora das pessoas e da realidade. Palavras-chave: Educação Popular; Movimentos Sociais; Conscientização. Abstract: The present dissertation has the aim to discuss the relations between the popular education and the social movements, in the city of Curitiba, during the decades of 1980 and 1990, in the perspective of the social militants involved. Popular education is understood here as impelled and at the same time as resultant of the practice developed in the social movements in that time. The dissertation analyses the quality changes that happened in those practices between the two decades studied and it emphasizes as one of the most important causes of those changes, the macroeconimics, political, social and cultural processes that happened in the world causing a strong impact in Brazil since the end of the 80's that are the dissolution of the historic experiences of the socialism and the neoliberal capitalist globalization. The dissertation still discusses the possibilities of the human construction in the present world, guided by the fetish of the goods and the contribuitions that the inclusion of the political-pedagogical-social changing practices bring to the psychosocial construction to man, seeing the militance as one of the way to humanization as a transforming activity of people and reality.
Collections
- Dissertações [900]