Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorFerreira, Julio Cesarpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T14:59:29Z
dc.date.available2023-08-01T14:59:29Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58937
dc.descriptionOrientador: Gelson Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os questionamentos éticos sempre serão referenciais para as discussões dos tipos ideais de empresas e de sociedades. Este trabalho tem como fundamento a importância da ética no mundo dos negócios. A estrutura do trabalho apresenta logo na introdução um convite a uma reflexão sobre a sociedade contemporânea. O segundo capítulo as discussões foram em torno da conduta humana e das correntes éticas que fundamentam a base referencial sobre o tema. No terceiro capítulo em diante foi apresentado os principais pensadores sobre a ética e suas respectivas doutrinas sendo alguns deles Sócrates e Platão, passando pelo pensamento de Aristóteles, deixando a Grécia clássica caminhamos para a idade média com o epicurismo e o estoicismo, citamos no trabalho São Tomas de Aquino e logo depois fizemos uma análise entre a ruptura da etica com a moral cristã promovida por Maquiável, citamos entre outros Hobbes porque este faz alusão ao lobo do próprio homem, Spinoza e sua teoria de que os homens tendem a pensar em si mesmos, Locke e seu ideal de felicidade pública, Hume coloca o fundamento da moral da utilidade, citamos também Rousseau quando afirma que o homem e born por natureza, Kant buscava uma ética de validade universal, Hegel entende que as relações sociais mediatizam as relações pessoais intersubjetivas, Marx entende que a moral e uma superestrutura ideológica cumprindo uma função social, Stuart Mill fala sobre a ética do utilitarismo, Bergson distingue a moral fechada da aberta e por fim Habermas fórmula sua teoria da ação comunicativa. No quarto capítulo trabalhamos a ética profissional analisando o coletivo e a necessidade de relacionamento lnterpessoal, classes profissionais e as tão faladas virtudes. O último capítulo do trabalho demonstra as ações realmente realizadas para a implementação da ética organizacional que é a responsabilidade social nos negócios, deixando as diferenças entre ações filantrópicas, das ações eticamente responsáveis, as considerações finais deixa algumas reflexões que o tema exige. Por fim fica a satisfação do dever cumprido e o convite a leitura do tema que embora não seja novo nas discussões empresariais, ainda requer muita reflexão e atenção por parte dos gestores dos negóciospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtica comercialpt_BR
dc.titleA ética na gestão dos negóciospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples