Benchmarking : uma ferramenta gerencial a ser aplicada no setor de prestação de serviços no Brasil
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Data
2004Autor
Cardoso, Flavia Aparecida Tiradentes
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Resumo: Essa monografia tem como objetivo demonstrar o Benchmarking como uma ferramenta gerencial que capacita os gestores através de informações estratégicas possibilitando se antecipar a aplicação de novas práticas e métodos perante a concorrência através de desenvolvimento de estudos que diferenciem o desempenho da organização. Ao longo deste trabalho condicionamos o uso do benchmarking, aplicado à gestão de serviços e produtos interligados entre si, na busca de melhores práticas, que se associem e se completem na construção de uma gestão gerencial de serviços capaz de fornecer elementos que possibilitem diferenciar a qualidade de um serviço do outro, mesmo que ambos tenham a mesma natureza. Nas organizações de hoje o que falta é a descoberta que nenhuma empresa é melhor em tudo, o que implica em reconhecer que existe alguém dentro do mercado, que faz algo melhor que nós. Neste momento o Benchmarking é a ferramenta indicada que busca não somente a excelência, mais também, objetiva atingir uma posição de liderança em qualidade visando melhorar os problemas diretamente ligados à satisfação do cliente e a qualidade total do serviço prestado, comparativamente com as empresas no mesmo setor ou linha produtiva. A escolha do Benchmarking é uma estratégica que a empresa pode utilizar para aprimorar o desempenho da organização, identificando e aplicando as melhores práticas, comparando seus produtos e serviços com os dos concorrentes, encontrando exemplos de desempenho superiores e compreendendo os processos e as práticas que influenciam estes resultados
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