• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um Oceano de hesitações : as constituições do eu e do fantástico em O oceano no fim do caminho de Neil Gaiman

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ARTHUR AROHA KAMINSKI DA SILVA.pdf (2.338Mb)
    Date
    2018
    Author
    Silva, Arthur Aroha Kaminski da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    X
    Gaiman, Neil, 1960-
    Todorov, Tzvetan, 1939-2017
    Memoria
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como foco dois objetivos e/ou propostas: 1) uma leitura do romance O Oceano no fim do caminho (2013), de Neil Gaiman, como pertencente ao gênero do fantástico todoroviano, a partir de uma investigação dos recursos técnicos e narrativos utilizados por Gaiman para manter sua narrativa sob um clima de tensão, medo e, principalmente, hesitação - sentimento que, como sugere Todorov, é o que gera o efeito do fantástico na literatura. 2) uma leitura do mesmo romance como uma representação da busca ou constituição do Eu a partir das memórias de infância, o que será feito através da análise do processo criativo de Gaiman - o qual é por ele descrito em entrevistas e palestras -, tendo sempre em vista que, como sugerem Freud e Winnicott, pela matéria artística ocorre um certo 'desvelamento' da criança que sobrevive no adulto, pois o ato criativo está em continuidade com o brincar e o fantasiar, e que, como sugere uma análise cruzada das teorias de diversos autores que tratam da memória e da identidade - como Ricoeur, Locke, Halbwachs, e o próprio Winnicott -, em última instância a identidade pessoal é uma narrativa ficcional. Palavras-chave: Neil Gaiman. Fantástico. Infância. Memória. Identidade.
     
    Abstract: The research presented here has two objectives and/or proposals: 1) a reading of Neil Gaiman's novel The Ocean at the end of the lane (2013), as belonging to the genre of the Todorovian fantastic, based on an investigation of the technical and narrative resources used by Gaiman to maintain his narrative under a climate of tension, fear and, principally, hesitation – feeling that is, as Todorov suggests, what generates the effect of the fantastic in literature. 2) a reading of the same novel as a representation of the search or constitution of the Self from the childhood memories, which will be done through the analysis of Gaiman's creative process – that is described by himself in interviews and lectures –, always considering that, as Freud and Winnicott suggest, by the artistic matter occurs a certain 'unveiling' of the child that survives in the adult, even because the creative act is in continuity with the playing and the fantasize, and as a crossed analysis of various authors who deal with memory and identity – such as Ricoeur, Locke, Halbwachs, and again Winnicott – can suggest, ultimately the personal identity is a fictional narrative. Keywords: Neil Gaiman. Fantastic. Childhood. Memory. Identity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55778
    Collections
    • Dissertações [229]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV