Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNodari, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorSilva, Arthur Aroha Kaminski dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T18:10:21Z
dc.date.available2019-05-28T18:10:21Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55778
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre André Nodaript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.249-253pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aqui apresentada tem como foco dois objetivos e/ou propostas: 1) uma leitura do romance O Oceano no fim do caminho (2013), de Neil Gaiman, como pertencente ao gênero do fantástico todoroviano, a partir de uma investigação dos recursos técnicos e narrativos utilizados por Gaiman para manter sua narrativa sob um clima de tensão, medo e, principalmente, hesitação - sentimento que, como sugere Todorov, é o que gera o efeito do fantástico na literatura. 2) uma leitura do mesmo romance como uma representação da busca ou constituição do Eu a partir das memórias de infância, o que será feito através da análise do processo criativo de Gaiman - o qual é por ele descrito em entrevistas e palestras -, tendo sempre em vista que, como sugerem Freud e Winnicott, pela matéria artística ocorre um certo 'desvelamento' da criança que sobrevive no adulto, pois o ato criativo está em continuidade com o brincar e o fantasiar, e que, como sugere uma análise cruzada das teorias de diversos autores que tratam da memória e da identidade - como Ricoeur, Locke, Halbwachs, e o próprio Winnicott -, em última instância a identidade pessoal é uma narrativa ficcional. Palavras-chave: Neil Gaiman. Fantástico. Infância. Memória. Identidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research presented here has two objectives and/or proposals: 1) a reading of Neil Gaiman's novel The Ocean at the end of the lane (2013), as belonging to the genre of the Todorovian fantastic, based on an investigation of the technical and narrative resources used by Gaiman to maintain his narrative under a climate of tension, fear and, principally, hesitation – feeling that is, as Todorov suggests, what generates the effect of the fantastic in literature. 2) a reading of the same novel as a representation of the search or constitution of the Self from the childhood memories, which will be done through the analysis of Gaiman's creative process – that is described by himself in interviews and lectures –, always considering that, as Freud and Winnicott suggest, by the artistic matter occurs a certain 'unveiling' of the child that survives in the adult, even because the creative act is in continuity with the playing and the fantasize, and as a crossed analysis of various authors who deal with memory and identity – such as Ricoeur, Locke, Halbwachs, and again Winnicott – can suggest, ultimately the personal identity is a fictional narrative. Keywords: Neil Gaiman. Fantastic. Childhood. Memory. Identity.pt_BR
dc.format.extent263 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectXpt_BR
dc.subjectGaiman, Neil, 1960-pt_BR
dc.subjectTodorov, Tzvetan, 1939-2017pt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.titleUm Oceano de hesitações : as constituições do eu e do fantástico em O oceano no fim do caminho de Neil Gaimanpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples