Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOlmo, Francisco Javier Calvo del, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherSoubrié, Thierry, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.contributor.otherUniversité Grenoble-Alpespt_BR
dc.creatorCayer-Barrioz, Cyril Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T18:43:46Z
dc.date.available2024-03-08T18:43:46Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55236
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Calvo Del Olmopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Thierry Soubriépt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras, em regime de Cotutela firmado entre a UFPR e a Universidade Grenoble-Alpes (França). Defesa : Curitiba, 06/09/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 104-105pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho é fruto de um interesse para duas disciplinas, que são: a variação da linguagem de um lado e a formação online de um outro. O trabalho procura inserir o ensino de fenômenos de variação da linguagem dentro de uma formação realizável online. Seu objetivo principal é, então, a preparação de estudantes para o encontro com a variação em um contexto universitário. A dissertação trata em um primeiro momento de aspectos teóricos para em seguida focar-se na construção da formação online através de conteudos didácticos, de materiais para atividades e da plataforma pedagógica usada. Os estudantes, realizando a formação online, estarão evoluido em um contexto universitário francês, em que eles descobrirão os habitos dos campi universitários franceses. A dissertação termina-se pela análise de um curso de extensão criado no seio da Universidade Federal do Paraná e que teve por objetivo testar a formação online com uma audiência de estudantes brasileiros entre março e maio de 2017. Palavras-chaves : variação da linguagem, formação online, formação a distancia, verlan, gíria, edmodo, learningapps, falar jovem, universidade, estudantes, contexto universitário.pt_BR
dc.description.abstractRésumé :Ce travail est le fruit d'un intérêt pour deux disciplines que sont la variation langagière d'un côté, et la formation en ligne de l'autre. Il tente d'intégrer l'enseignement des phénomènes de variation langagière dans une formation réalisable en ligne. Son principal objectif est ainsi de préparer des étudiants à rencontrer cette variation dans un contexte universitaire. Le mémoire aborde dans un premier temps les aspects théoriques des deux grands thèmes pour ensuite se focaliser sur la construction de la formation en ligne à travers les contenus didactisés, les supports d'activités et la plateforme pédagogique utilisée. Les étudiants réalisant la formation en ligne évolueront dans un contexte universitaire où ils découvriront les habitudes des campus universitaires français. Le mémoire se termine par l'analyse d'un cours d'extension ayant eu pour objectif de tester cette formation en ligne sur un public d'étudiants brésiliens de mars à mai 2017. Mots-clés : variation langagière, formation en ligne, formation à distance, verlan, edmodo, learningapps, parler jeune, université, étudiants, contexte universitaire.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLingua francesapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.titleA Variação da linguagem dos jovens franceses em uma sequência de Francês Língua Estrangeira onlinept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples