• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A Variação da linguagem dos jovens franceses em uma sequência de Francês Língua Estrangeira online

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CYRIL XAVIER CAYER-BARRIOZ.pdf (11.20Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Cayer-Barrioz, Cyril Xavier
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esse trabalho é fruto de um interesse para duas disciplinas, que são: a variação da linguagem de um lado e a formação online de um outro. O trabalho procura inserir o ensino de fenômenos de variação da linguagem dentro de uma formação realizável online. Seu objetivo principal é, então, a preparação de estudantes para o encontro com a variação em um contexto universitário. A dissertação trata em um primeiro momento de aspectos teóricos para em seguida focar-se na construção da formação online através de conteudos didácticos, de materiais para atividades e da plataforma pedagógica usada. Os estudantes, realizando a formação online, estarão evoluido em um contexto universitário francês, em que eles descobrirão os habitos dos campi universitários franceses. A dissertação termina-se pela análise de um curso de extensão criado no seio da Universidade Federal do Paraná e que teve por objetivo testar a formação online com uma audiência de estudantes brasileiros entre março e maio de 2017. Palavras-chaves : variação da linguagem, formação online, formação a distancia, verlan, gíria, edmodo, learningapps, falar jovem, universidade, estudantes, contexto universitário.
     
    Résumé :Ce travail est le fruit d'un intérêt pour deux disciplines que sont la variation langagière d'un côté, et la formation en ligne de l'autre. Il tente d'intégrer l'enseignement des phénomènes de variation langagière dans une formation réalisable en ligne. Son principal objectif est ainsi de préparer des étudiants à rencontrer cette variation dans un contexte universitaire. Le mémoire aborde dans un premier temps les aspects théoriques des deux grands thèmes pour ensuite se focaliser sur la construction de la formation en ligne à travers les contenus didactisés, les supports d'activités et la plateforme pédagogique utilisée. Les étudiants réalisant la formation en ligne évolueront dans un contexte universitaire où ils découvriront les habitudes des campus universitaires français. Le mémoire se termine par l'analyse d'un cours d'extension ayant eu pour objectif de tester cette formation en ligne sur un public d'étudiants brésiliens de mars à mai 2017. Mots-clés : variation langagière, formation en ligne, formation à distance, verlan, edmodo, learningapps, parler jeune, université, étudiants, contexte universitaire.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55236
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV