dc.contributor.author | Monteiro, Sandra Mara | pt_BR |
dc.contributor.other | Archanjo, Daniela Resende, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T20:52:17Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T20:52:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52012 | |
dc.description | Orientador : Daniela Resende Archanjo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo objetiva mostrar a importância de desenvolver o tema de gênero diversidade sociocultural no cotidiano escolar, percebe-se que as diversidades tem sido um grande desafio, pois a escola atual ainda tem dificuldades para debater e realizar a interação do tema junto aos discentes, por tratar-se de temas ainda complexos e polêmicos para a sociedade em geral. Necessita-se apontar uma escola que garanta o respeito a todas as diversidades prese vivenciada pelos educandos dentro da Instituição de Ensino, sendo espaço de inclusão, aprendizagem e construção da identidade do sujeito, percebendo constantemente que os educandos são sujeitos com potencialidades e limitações. Tal condição de preconceitos vivenciada por educandos nas situações de discriminação de gênero, diversidade sexual e diversidade cultural. É fato que o preconceito está presente no cotidiano escolar, por isso, a necessidade de se trabalhar o tema em uma educação inclusiva para todos os sujeitos da escola. O educando tem o direito de ser atendido em todas as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultado se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. Este artigo tem interesse de apresentar conceitos qualitativos de estratégias de abordagem do tema diversidade e gênero na escola, através de estudos bibliográficos com o intuito de comprovar a importância da inclusão de todos os educandos no conceito mais amplo de diversidade no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Homossexuais - Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Discriminação de sexo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão na educação | pt_BR |
dc.title | Desafios da diversidade e gênero no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |