• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Currículo oculto : uma discussão de gênero na escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - PATRICIA BAPTISTA GUERINO.pdf (600.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Guerino, Patricia Baptista, 1976-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As instituições de ensino no Brasil estão voltadas majoritariamente para uma visão "mercadológica" do mundo. O importante é preparar-se para o mercado de trabalho, é a frase corrente na retórica de discentes e docentes. Nos bancos escolares não há tempo para se discutir "vidas", discutem-se números. É essa a escola que temos. Práticas e ações contra a diversidade são tratadas corriqueiramente como algo "que sempre ocorreu" no ambiente escolar. Assim, vislumbram-se a importância desse estudo que se propõem em analisar as questões como: do gênero e sexualidade na escola. Enfatizando um estudo de caso e utilizando-se principalmente da pesquisa qualitativa, por meio de um "survey" realizado com uma comunidade escolar para realizar análises de discursos dos principais agentes envolvidos: profissionais da educação e discentes. Os resultados da pesquisa evidenciam que os processos de socialização e formação aos quais estão intrinsicamente ligados nessas relações: a escola, discentes, docentes, famílias e os currículos escolares, há um verdadeiro abismo entre a construção democrática de um currículo voltado para as necessidades concretas as quais as escolas estão inseridas. O cenário escolar apresenta um panorama desafiador ao se evidenciar que as práticas docentes contemporâneas se direcionam baseadas em um currículo escolar sexista. Políticas públicas voltadas para essa problemática se fazem imprescindíveis.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51978
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV