Show simple item record

dc.contributor.authorGuerino, Patricia Baptista, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherSalino, Rita Estelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-05T23:06:26Z
dc.date.available2021-07-05T23:06:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51978
dc.descriptionOrientadora : Rita Salinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As instituições de ensino no Brasil estão voltadas majoritariamente para uma visão "mercadológica" do mundo. O importante é preparar-se para o mercado de trabalho, é a frase corrente na retórica de discentes e docentes. Nos bancos escolares não há tempo para se discutir "vidas", discutem-se números. É essa a escola que temos. Práticas e ações contra a diversidade são tratadas corriqueiramente como algo "que sempre ocorreu" no ambiente escolar. Assim, vislumbram-se a importância desse estudo que se propõem em analisar as questões como: do gênero e sexualidade na escola. Enfatizando um estudo de caso e utilizando-se principalmente da pesquisa qualitativa, por meio de um "survey" realizado com uma comunidade escolar para realizar análises de discursos dos principais agentes envolvidos: profissionais da educação e discentes. Os resultados da pesquisa evidenciam que os processos de socialização e formação aos quais estão intrinsicamente ligados nessas relações: a escola, discentes, docentes, famílias e os currículos escolares, há um verdadeiro abismo entre a construção democrática de um currículo voltado para as necessidades concretas as quais as escolas estão inseridas. O cenário escolar apresenta um panorama desafiador ao se evidenciar que as práticas docentes contemporâneas se direcionam baseadas em um currículo escolar sexista. Políticas públicas voltadas para essa problemática se fazem imprescindíveis.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (22 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Comportamento sexualpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexopt_BR
dc.titleCurrículo oculto : uma discussão de gênero na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record