Inclusão escolar : dificuldades, experiências e desafios na perspectiva do ensino infantil
Date
2016Author
Rodrigues, Mariana Camarotto
Metadata
Show full item recordSubject
Autismo em criançasCrianças com distúrbio do déficit de atenção
Educação inclusiva
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O trabalho com a inclusão escolar não é uma tarefa fácil, os/as professores/as têm apresentado algumas dificuldades nesse sentido. Este trabalho aborda algumas destas dificuldades e contribui para a reflexão sobre a importância de buscar meios para sanar estes obstáculos, sem deixar de dar a devida relevância aos processos de ensino e de aprendizagem. Apresentamos o estudo de caso de uma professora de apoio em sala de aula e seu trabalho com uma aluna diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, associado ao Transtorno do Espectro Autista, em seguida, discutimos os resultados de uma pesquisa com os/as professores/as da escola da aluna em questão, sobre a importância da inclusão e as dificuldades encontradas neste trabalho. Por fim, discorremos acerca da ludicidade e da mediação como estratégias fundamentais a serem utilizadas pelos/as professores/as para despertar o interesse dos/as estudantes e provocar a aprendizagem e o desenvolvimento destes, sobretudo, dos inclusos.