dc.contributor.advisor | Polidoro, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Mariana Camarotto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T21:59:39Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T21:59:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51957 | |
dc.description | Orientador : Mauricio Polidoro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O trabalho com a inclusão escolar não é uma tarefa fácil, os/as professores/as têm apresentado algumas dificuldades nesse sentido. Este trabalho aborda algumas destas dificuldades e contribui para a reflexão sobre a importância de buscar meios para sanar estes obstáculos, sem deixar de dar a devida relevância aos processos de ensino e de aprendizagem. Apresentamos o estudo de caso de uma professora de apoio em sala de aula e seu trabalho com uma aluna diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, associado ao Transtorno do Espectro Autista, em seguida, discutimos os resultados de uma pesquisa com os/as professores/as da escola da aluna em questão, sobre a importância da inclusão e as dificuldades encontradas neste trabalho. Por fim, discorremos acerca da ludicidade e da mediação como estratégias fundamentais a serem utilizadas pelos/as professores/as para despertar o interesse dos/as estudantes e provocar a aprendizagem e o desenvolvimento destes, sobretudo, dos inclusos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças com distúrbio do déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar : dificuldades, experiências e desafios na perspectiva do ensino infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |