Proposta curricular para a educação básica de Santa Catarina : contemplando a (s) diversidade (s)
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Petry, Roseclei Aparecida da Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho buscou identificar quais temas acerca da diversidade estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, bem como os possíveis grupos e sujeitos a que esses temas se referem. Trata-se de estudo com abordagem qualitativo-descritiva, caracterizada como investigação documental. Foi empreendido uma análise do conteúdo da última versão da Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, atualizada no ano de 2014. Os resultados apontam para os múltiplos tipos de diversidade e descrevem grupos populacionais vulneráveis e minoritários os quais devem ser problematizados nos currículos com vista a garantir o respeito as diferenças. As orientações contidas nesse documento são de relevada importância pedagógica e social, pois orientam a abordagem curricular, podendo, se bem aplicado, minimizar a discriminação e o preconceito.