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dc.contributor.advisorHellmann, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorPetry, Roseclei Aparecida da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T22:19:55Z
dc.date.available2021-12-02T22:19:55Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51876
dc.descriptionOrientador: Fernando Hellmannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho buscou identificar quais temas acerca da diversidade estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, bem como os possíveis grupos e sujeitos a que esses temas se referem. Trata-se de estudo com abordagem qualitativo-descritiva, caracterizada como investigação documental. Foi empreendido uma análise do conteúdo da última versão da Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, atualizada no ano de 2014. Os resultados apontam para os múltiplos tipos de diversidade e descrevem grupos populacionais vulneráveis e minoritários os quais devem ser problematizados nos currículos com vista a garantir o respeito as diferenças. As orientações contidas nesse documento são de relevada importância pedagógica e social, pois orientam a abordagem curricular, podendo, se bem aplicado, minimizar a discriminação e o preconceito.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMinorias - Educaçãopt_BR
dc.subjectCurriculo escolarpt_BR
dc.titleProposta curricular para a educação básica de Santa Catarina : contemplando a (s) diversidade (s)pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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