dc.contributor.advisor | Hellmann, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Petry, Roseclei Aparecida da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T22:19:55Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T22:19:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51876 | |
dc.description | Orientador: Fernando Hellmann | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho buscou identificar quais temas acerca da diversidade estão presentes na Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, bem como os possíveis grupos e sujeitos a que esses temas se referem. Trata-se de estudo com abordagem qualitativo-descritiva, caracterizada como investigação documental. Foi empreendido uma análise do conteúdo da última versão da Proposta Curricular para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, atualizada no ano de 2014. Os resultados apontam para os múltiplos tipos de diversidade e descrevem grupos populacionais vulneráveis e minoritários os quais devem ser problematizados nos currículos com vista a garantir o respeito as diferenças. As orientações contidas nesse documento são de relevada importância pedagógica e social, pois orientam a abordagem curricular, podendo, se bem aplicado, minimizar a discriminação e o preconceito. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Minorias - Educação | pt_BR |
dc.subject | Curriculo escolar | pt_BR |
dc.title | Proposta curricular para a educação básica de Santa Catarina : contemplando a (s) diversidade (s) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |