Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDemarche, Raquel do Rocio Kishimotopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherBelão, Vanessa do Rocio Godoi Garrettpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T17:32:52Z
dc.date.available2021-04-16T17:32:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51147
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Gláucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Esp. Vanessa do Rocio Godoi Garrett Belãopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo configurar, para a modalidade Educação a Distância, a disciplina presencial intitulada Ecologia Urbana, integrante do currículo do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Justificou-se a relevância dos estudos no entendimento de que a modalidade de Educação a Distância representa uma forma diferenciada que oportuniza novas atitudes, novas formas de dialogar e de construir o conhecimento, de enriquecer e dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem para determinados alunos do Curso de Graduação em Geografia. Para fundamentar os estudos, além do levantamento bibliográfico, utilizaram-se, principalmente, as referências legais que sustentam a Educação a Distância no Brasil e na Universidade Federal do Paraná, com especial atenção para a Resolução 72/10- CEPE. A configuração da Disciplina Ecologia Urbana pressupõe uma metodologia sem distancia, a estabelecer-se por meio de um processo efetivo de comunicação entre professor e alunos e entre alunos. Seu embasamento deve comprometer-se também com a concepção de educação que permeia o currículo do Curso de Graduação em Geografia da UFPR que busca a (re)construção do conhecimento, visando a formação profissional do aluno, mas, sobretudo, a sua formação humana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to configure, on the modality of Distance Education, the discipline called Urban Ecology which already integrates the Undergraduate Geography classroom curriculum taught at UFPR. Justifying the relevance of this study, the modality of distance education represents a different methodology which takes advantage of new attitudes, new ways to communicate and to build knowledge, enriching the teaching and learning process for certain Undergraduate Geography course students. Serving as source of this study, besides the literature, it was mainly used the legal references that support the distance education in Brazil and Federal University of Paraná, with special attention to the Resolution 72/10- CEPE. The Urban Ecology Discipline is configured on a methodology based without distance learning, recognizing the effectiveness of communication process between teacher and students and among students. Its basis must also embrace the concept of education which permeates the undergraduate geography of UFPR curriculum, seeking to (re)build knowledge, aiming at the students professional growth, but, above all, their human formation.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (39 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEcologia urbana (Biologia)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleConfiguração da disciplina Ecologia Urbana para a educação a distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples