Fotografia básica na modalidade EAD voltada ao mercado imobiliário : proposta de implantação
Date
2013Author
Silva, Janete de Assis Machado da
Metadata
Show full item recordSubject
Ensino à distânciaFotografia
Cursos de capacitação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: As tecnologias digitais têm favorecido novas maneiras de acesso à informação, oportunizando uma forma diferenciada de interagir, de raciocinar, de pensar e de compartilhar conhecimentos. A mutação constante do mundo atual sinaliza a defasagem metodológica e requer uma adequação da epistemologia, uma proposta mais atualizada para atender uma nova geração que espera um modelo mais prático e interativo de ensino-aprendizagem. A proposta de implantar 20% de educação a distância num curso de caráter presencial dentro da Universidade Federal do Paraná visa atender essa demanda cada vez mais emergente no contexto educacional e interdisciplinar, apoiadas em ferramentas cada vez mais sofisticadas. Esse processo de construção do conhecimento, ajuda no fortalecimento da aprendizagem e da autonomia do educando, além de enriquecer a prática pedagógica em sua multidimensionalidade e no favorecimento da aprendizagem individual e coletiva. Importante também considerar que essa extensão da disciplina presencial, favorece a aula prática, desenvolvendo a atuação de trabalhos e/ou projetos com prazos determinados de execução no ambiente virtual, com flexibilidade de horário e interação de forma assíncrona. O objetivo da temática atual é desenvolver um sujeito mais crítico, mais criativo, mais participativo, mais autônomo, dando como suporte ferramentas de comunicação e de informação de amplo alcance. A informação não é mais restrita a um espaço físico, ela é interplanetária, e os ambientes são colaborativos para o desenvolvimento do pensamento reflexivo humano. Abstract: Digital technologies have favored new ways to access information, it is the opportunity for a different way to interact, to reason, to think and to share knowledge. The constant mutation in the modern world signals the methodological lag and requires an adequacy of epistemology, an updated proposal to answer to a new generation who expected a more practical and interactive teaching and learning. The proposal to spend 20% of the hours of course in distance education in a regular course within the Federal University of Paraná aims to meet this demand increasingly emerging in educational and interdisciplinary context, supported by increasingly sophisticated tools. This process of knowledge construction helps in strengthening learning and learner autonomy, besides enriching the pedagogical practice in its multidimensionality and in fostering individual and collective learning. Also important to consider that this extension of classroom subject, promotes classroom practice, developing the performance of work and/or projects with specific deadlines for implementing the virtual environment, with flexible hours and interact asynchronously. The goals to develop current theme is to promote a more critical, more creative, more participatory, more autonomous students, giving them supportive tools for communication and information-reaching.The information is no longer confined to a physical space, it is interplanetary, and environments are collaborative in order to develop reflective human thinking.
Collections
- Educação à distância [208]