As dinâmicas do comércio exterior no Brasil : gestão de empresas de agenciamento de cargas (freight forwarders)
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem com objetivo analisar as mudanças ocorridas na estrutura do comércio exterior brasileiro, através de uma análise histórica e uma exposição das estruturas do comércio exterior no Brasil. Logo, abordam-se as características dos sistemas logísticos nas empresas que tiveram que se adaptar às demandas do mercado interno e, principalmente do mercado externo. Neste cenário surge a necessidade de apoio de operadores logísticos que atuam como facilitadores dentro da matriz logística brasileira e dão suporte ao planejamento estratégico das organizações.Busca-se então explicar as responsabilidades das empresas de agenciamento de cargas, ou, freight forwarders que atuam como prestadores de serviços na área de comércio exterior - especializado no transporte de cargas e soluções em logística (interna e externa). Por fim, procura-se ressaltar importância da formação de bons gestores com conhecimento
e competências necessárias para gerir uma empresa desta área extremamente dinâmica, explicando quais as características e atitudes necessárias para se alcançar o sucesso dentro da esfera do comércio exterior.
Collections
- Gestão de negócios [533]