Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 95-106 of 106
-
Sujeitos da educação na luta por reconhecimento
(2016)Resumo : O presente estudo se propõe a analisar os sujeitos da educação na contemporaneidade e seu movimento em torno da luta por reconhecimento. Bem sabemos que os traços da modernidade versus contemporaneidade configuraram ... -
Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer ... -
O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola
(2015)Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se ... -
O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio
(2016)Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os ... -
O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
(2015)Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma ... -
O trabalho com a terceira meditação de Descartes na aula de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com a Terceira Meditação, das conhecidas "Meditações" de Descartes, nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. A proposta está direcionada para a leitura, interpretação ... -
Trabalho liberdade ou submissão
(2015)Resumo : O trabalho se torna de fundamental importância para a humanidade e o jovem pode contribuir de forma significativa com a sociedade, que se transforma através de atividades trabalhistas. O ensino da filosofia no ... -
Transgênicos : uma ameaça à ética , aos valores sociais e à atividade científica
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do tema sobre a utilização dos transgênicos, a relação entre a ética, os valores sociais e cognitivos e a atividade científica Com base no tema proposto, será ... -
O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná
(2016)Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos ... -
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
(2018)Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e ... -
A utilização da arte no ensino de filosofia em sala de aula
(2017)Resumo: O objetivo do presente estudo é demonstrar que práticas dinâmicas em sala de aula podem motivar jovens, adultos e professores. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa comparações ... -
Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas ...