• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DIEINE DA SILVA.pdf (590.1Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Dieine da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas na prática pedagógica em discussões de textos em questão de uma maneira rápida, sucinta e modernizada na contemporaneidade e como utilizá-las de maneira a não eximir-se da metodologia curricular pedagógica. Apresentou-se ferramentas digitais utilizadas em sala de aula, enfatizando as tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, apresentando uma análise sobre a utilização do computador na educação e identificando esta ferramenta como sendo de grande valia na construção do conhecimento de um processo de aprendizagem diferenciada e diversificada em sala de aula. O uso das TI's foi analisada de acordo com teorias da educação, assim como importância da utilização das TI's na educação. Refletindo na globalização, nas habilidades ligados a área da tecnologia, um fator de grande importância, partindo da ideia que a mesma produz equipamentos de alta qualidade e baixo custo, a presença da tecnologia deve servir para o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores. A incorporação de novas tecnologias só terá sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A implantação das TI's se relaciona com vários pontos, pois o professor deixa de ser um transmissor desse conhecimento e passa ser um mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca de informação. A partir de pesquisas bibliográficas, discute-se aqui, as novas exigências educacionais advindas da revolução tecnológica e a utilização desses benefícios ao entendimento e facilitador das aulas de filosofia e a maneira como tais exigências se refletem nos ambientes educacionais e se aplicam no dia-a-dia da educação, exigindo do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na evolução do conhecimento na era da tecnologia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56811
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV