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dc.contributor.advisorLanzarini, Ernildo Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorWaideman Junior, Nestorpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T17:36:31Z
dc.date.available2024-04-19T17:36:31Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50080
dc.descriptionOrientador : Ernildo José Lanzarinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa monografia tem como objetivo apresentar a Ética e a Responsabilidade Social como valor agregado aos negócios de uma organização - "um investimento de longo prazo". O empresário que busca um rápido ganho financeiro tirando vantagens de clientes, fornecedores ou funcionários pode obter lucro a curto prazo, mas a confiança que perdeu no processo jamais será restaurada em suas relações de negócio. Falhas éticas arranham a imagem da empresa e as levam a perder clientes e fornecedores importantes, dificultando o estabelecimento de parcerias duradouras. Recuperar a imagem de uma empresa é tarefa muito dificil. Percebemos assim, claramente, a necessidade da moderna gestão empresarial em criar relacionamentos mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A organização deve então agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela (stakeholders). Estão envolvidos nesse grupo os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, os concorrentes, o governo e a sociedade como um todo. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamento e seu desempenho também deve ser avaliado quanto ao seu esforço no cumprimento de sua responsabilidade social e em sua atuação como boa "cidadã". Toda empresa que tenha consciência de sua responsabilidade moral há de empenhar-se por maximizar os efeitos positivos de sua ação e minimizar os negativos. Deverá incluir em sua estratégia de negócios o apoio a objetivos de interesse social e de responsabilidade pública. Neste momento, a Ética e a Responsabilidade Social surgem como um elemento diferenciador de imagem e, cada vez mais empresas se apercebem disso. Aquelas que incorporarem esse conceito e uma postura coerente com o mesmo, encontrar-se-ão mais preparadas a sobrevier e lucrar nessa economia cada vez mais globalizadapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtica comercialpt_BR
dc.titleÉtica empresarialpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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