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dc.contributor.advisorBaptista, Paulo de Paulapt_BR
dc.contributor.authorFatuch, Patríciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-18T20:27:44Z
dc.date.available2019-03-18T20:27:44Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48984
dc.descriptionOrientador : Paulo Baptistapt_BR
dc.descriptionProjeto (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Novas estruturas familiares estão se constituindo como forma de manifestação de uma nova sociedade e, à medida que a sociedade sofre mudanças mais amplas, a ideia de infância também estará sujeita a transformações. Analisar a infância em tempos de consumo requer que estejamos atentos às mudanças que produzem marcas na sociedade. Problematizar a questão do consumismo com a família, com a escola e com o social, a relação que se constrói com o dinheiro e com o "ter" ajuda a analisar quais são os efeitos que esses significantes culturais e sociais produzem nas crianças. Por isso, esta pesquisa avaliou fatores influenciadores neste processo, como características e fases de desenvolvimento da infância, novas dinâmicas familiares e sua influência na formação da criança, estratégias de persuasão e mudança de comportamento, a mídia e sua relação com o encurtamento da infância, consumismo e o papel da criança como consumidora. Além disso, foram mapeados diferentes comportamentos dos pais em relação à educação para o consumo dos seus filhos, por meio de uma pesquisa de análise teóricoempírica, com avaliação qualitativa, revisão bibliográfica e dados primários. Foram entrevistas duas famílias com crianças com dez anos de idade e do sexo feminino. Também foram analisadas algumas estratégias usadas pelas agências de publicidade para atingir este público que vem ganhando destaque como consumidor e mercado de influência. O resultado da pesquisa mostrou que, independente da constituição familiar e da supervisão maior ou menos dos pais, sempre que são expostas a comerciais de televisão, as crianças comentam e demonstram interesse pelo produto anunciado e pela sensação/benefício que ele agrega. Este novo papel social da criança como consumidora faz com que haja pouco tempo para a criança ser criança e a infância torna-se curta, por isso é necessária uma ação mediadora na família no processo de influência da mídia.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Criançaspt_BR
dc.subjectPropaganda - Criançaspt_BR
dc.titleA infância na era do consumopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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