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    A infância na era do consumo

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    R - E - PATRICIA FATUCH.pdf (1.449Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Fatuch, Patrícia
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Novas estruturas familiares estão se constituindo como forma de manifestação de uma nova sociedade e, à medida que a sociedade sofre mudanças mais amplas, a ideia de infância também estará sujeita a transformações. Analisar a infância em tempos de consumo requer que estejamos atentos às mudanças que produzem marcas na sociedade. Problematizar a questão do consumismo com a família, com a escola e com o social, a relação que se constrói com o dinheiro e com o "ter" ajuda a analisar quais são os efeitos que esses significantes culturais e sociais produzem nas crianças. Por isso, esta pesquisa avaliou fatores influenciadores neste processo, como características e fases de desenvolvimento da infância, novas dinâmicas familiares e sua influência na formação da criança, estratégias de persuasão e mudança de comportamento, a mídia e sua relação com o encurtamento da infância, consumismo e o papel da criança como consumidora. Além disso, foram mapeados diferentes comportamentos dos pais em relação à educação para o consumo dos seus filhos, por meio de uma pesquisa de análise teóricoempírica, com avaliação qualitativa, revisão bibliográfica e dados primários. Foram entrevistas duas famílias com crianças com dez anos de idade e do sexo feminino. Também foram analisadas algumas estratégias usadas pelas agências de publicidade para atingir este público que vem ganhando destaque como consumidor e mercado de influência. O resultado da pesquisa mostrou que, independente da constituição familiar e da supervisão maior ou menos dos pais, sempre que são expostas a comerciais de televisão, as crianças comentam e demonstram interesse pelo produto anunciado e pela sensação/benefício que ele agrega. Este novo papel social da criança como consumidora faz com que haja pouco tempo para a criança ser criança e a infância torna-se curta, por isso é necessária uma ação mediadora na família no processo de influência da mídia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48984
    Collections
    • Marketing empresarial [490]

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