Navegação Coordenação Pedagógica por assunto "Alfabetização"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Alfabetização : prontidão ou processo?
(2016)Resumo : O objetivo principal deste estudo é compreender melhor o que o professor alfabetizador pensa sobre a aprendizagem da leitura e escrita e como acontece o processo de alfabetização na criança. Procurou-se verificar ... -
Alfabetização de alunos indígenas
(2014)Resumo : O presente estudo procura mostrar como ocorre o processo de alfabetização de alunos indígenas, tendo como pano de fundo a realidade do Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, situado na Terra Indígena São Jerônimo, ... -
Avaliação da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização
(2014)Resumo : Este artigo aborda aspectos importantes da proposta avaliativa da aprendizagem escolar no ciclo de alfabetização, bem como seu monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. A compreensão da ... -
Como a alfabetização na educação infantil se apresenta na Base Curricular Comum da Educação
(2016)Resumo : Este artigo apresenta o entendimento de alfabetização na Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum. O objetivo desse estudo é subsidiar os professores na discussão sobre a temática. Uma vez entendido o que ... -
Dificuldade de aprendizagem na alfabetização
(2016)Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, ... -
A política educacional do ciclo básico de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental : algumas reflexões
(2014)Resumo : Este artigo procura trazer à tona algumas reflexões sobre a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Para tanto, apresenta uma breve contextualização ... -
Qualidade no processo de alfabetização : limites e possibilidades da formação docente
(2014)Resumo : O objetivo deste artigo é analisar um dos fatores que interferem na qualidade do processo de alfabetização: a formação docente. Retratando as limitações de conhecimentos de professores com nível superior, que atuam ...