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dc.contributor.advisorMay, Marcia Ramos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.creatorLoureiro, Leonardo Vinícius Rolanpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-15T11:48:42Z
dc.date.available2024-01-15T11:48:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44254
dc.descriptionOrientadora : Márcia Ramos Maypt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Aplicativos são a principal fonte de custo da área de Tecnologia da Informação. Manter o portfólio de aplicativos racionalizado e tomar decisões baseada em análises, não apenas em sentimentos, é uma questão crítica para a redução de custos na área. A área do conhecimento que permite a racionalização dos aplicativos e serve como base para tomada de decisões é a Gestão do Portfólio de Aplicativos. Composta de três fases: inventário, análise de qualidade e identificação de oportunidades, a gestão de portfólio cria uma base de conhecimento e guias para auxiliar executivos a decidir quais aplicativos devem fazer parte da arquitetura de sistema de uma empresa ou quais aplicativos devem receber investimentos. Esse trabalho estudou a implantação de um programa de Gestão do Portfólio de Aplicativos em uma empresa de telecomunicações. Várias dificuldades foram encontradas na execução do programa, como o grande número de pessoas envolvidas, a competição com a operação diária da empresa e a falta de apoio executivo. Essas dificuldades, decorrentes de interesses e motivações diversos, foram resolvidas com a intensa gestão de stakeholders e com aplicação de técnicas de Gestão de Mudanças, como comunicação intensa, mapeamento de motivações dos envolvidos, negociações e apresentações de resultados parciais mostrando os benefícios esperados para cada público alvo. Apesar de não ser possível calcular o ganho financeiro, vários benefícios qualitativos foram alcançados: fonte única e centralizada de informações, definição de responsáveis pelos aplicativos, mapeamento automático de impactos e a orientação estratégica para guiar a tomada de decisõespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAplicativos - Recursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectTelecomunicações - Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão de recursospt_BR
dc.titleEstudo de caso na gestão do portfólio de aplicativos de uma empresa de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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