dc.contributor.advisor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Faria, Osmar Taborda de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T14:39:40Z | |
dc.date.available | 2022-03-17T14:39:40Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/43041 | |
dc.description | Orientador : Profª.Silvana Cassia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Com o presente estudo, busca-se estabelecer um parâmetro entre o ideal e o real da Gestão Escolar no Campo, a partir de um recorte em que são objeto de estudo duas escolas do campo localizadas na Região Metropolitana de Curitiba. O estudo justifica-se pela importância de conhecer aspectos da realidade da Gestão Escolar do campo e, a partir desse cenário, identificar caminhos para uma prática transformadora, voltada às características das populações que vivem no meio rural, ou seja, priorizando o seu desenvolvimento educacional sem perder de vista sua singularidade, suas origens e sua cultura. A metodologia de trabalho compreendeu uma pesquisa bibliográfica feita em fontes primárias e secundárias e uma pesquisa exploratória de caráter descritivo/explicativo. O resultado da investigação mostrou que, independentemente de as escolas há ainda, os desafios são muitos para que as escolas que estão localizadas em áreas rurbanas, como estudadas estarem localizadas em áreas rurbanas, o que dificulta inclusive a determinação da própria identidade da instituição, ainda há muito o que avançar para que as escolas do, no e para o campo possam concretizar sua missão de desenvolver educacionalmente as comunidades campesinas sem perder de vista a singularidade dessas pessoas, suas origens marcadas pela lida na terra e sua cultura | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : entre o ideal e a realidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |