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dc.contributor.authorSantos, Alessandra dospt_BR
dc.contributor.otherVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T19:26:29Z
dc.date.available2020-09-23T19:26:29Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42798
dc.descriptionOrientadora : Édina Bayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA maneira como o cidadão com deficiência era inserido socialmente foi sendo modificada com o passar do tempo. De um passado de não reconhecimento e por vezes abandono à morte, temos hoje em dia políticas de respeito, atenção, cuidado especial quando necessários e principalmente direitos antes inexistentes. A criança com deficiência está conquistando seu lugar na escola, espaço social antes restritivo e homogeneizador e os profissionais envolvidos nestes atendimentos estão com o passar do tempo se adaptando para compreender e atende-las da melhor maneira possível. A inclusão na prática exige mais do que acolhimento, mais do que apenas trazer a criança para dentro de uma sala de aula. Exige comprometimento do professor, que por vezes será confrontado em seu não saber, exige disposição em atualizar-se e principalmente a compreensão de que está acima de tudo, trabalhando com crianças. Estas crianças, acima de qualquer distúrbio, qualquer dificuldade, qualquer deficiência, são apenas crianças, que dentro do ambiente escolar possuem todas, os mesmos direitos de atenção, cuidado, respeito às diferenças e principalmente direito de aprender. Na elaboração do trabalho além das pesquisas bibliográficas observei a prática diária em espaços onde a inclusão já acontece e pude observar que enquanto em algumas escolas o processo acontece de forma mais simples, em outros ainda há o que se avançar. O mais importante é perceber que os passos, embora lentos estão sendo dados, em direção à uma sociedade mais justa para todos.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectInclusão do deficiente físicopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçao - Legislação - Brasilpt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleConhecendo práticas docentes que favorecem a inclusãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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