• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conhecendo práticas docentes que favorecem a inclusão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ALESSANDRA DOS SANTOS.pdf (464.9Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Santos, Alessandra dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A maneira como o cidadão com deficiência era inserido socialmente foi sendo modificada com o passar do tempo. De um passado de não reconhecimento e por vezes abandono à morte, temos hoje em dia políticas de respeito, atenção, cuidado especial quando necessários e principalmente direitos antes inexistentes. A criança com deficiência está conquistando seu lugar na escola, espaço social antes restritivo e homogeneizador e os profissionais envolvidos nestes atendimentos estão com o passar do tempo se adaptando para compreender e atende-las da melhor maneira possível. A inclusão na prática exige mais do que acolhimento, mais do que apenas trazer a criança para dentro de uma sala de aula. Exige comprometimento do professor, que por vezes será confrontado em seu não saber, exige disposição em atualizar-se e principalmente a compreensão de que está acima de tudo, trabalhando com crianças. Estas crianças, acima de qualquer distúrbio, qualquer dificuldade, qualquer deficiência, são apenas crianças, que dentro do ambiente escolar possuem todas, os mesmos direitos de atenção, cuidado, respeito às diferenças e principalmente direito de aprender. Na elaboração do trabalho além das pesquisas bibliográficas observei a prática diária em espaços onde a inclusão já acontece e pude observar que enquanto em algumas escolas o processo acontece de forma mais simples, em outros ainda há o que se avançar. O mais importante é perceber que os passos, embora lentos estão sendo dados, em direção à uma sociedade mais justa para todos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/42798
    Collections
    • Gestão e processo em educação, diversidade e inclusão [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV