dc.contributor.author | Caldas, Marilda Ferreira de Almeida, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T18:40:41Z | |
dc.date.available | 2021-11-16T18:40:41Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42590 | |
dc.description | Professor Orientador: Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da sala de aula, ou às diferenças raciais, culturais, religiosas e de gênero, também se pode atentar à diversidade criada pelo poder aquisitivo que desde muito tempo separa as crianças pelas condições econômicas de sua família. O governo, mesmo criando leis que garantem direitos iguais a todas as crianças, não cria políticas que realmente efetivem as leis que regulamenta e então, não tendo condições de atender a todas, acaba deixando parte da população desprovida de atendimento. As últimas décadas foram marcadas por mudanças significativas no atendimento público e privado às crianças de zero a seis anos de idade. Porém, as diferenças continuam existindo e cabe ao professor atentar seu olhar para o assunto não para igualar as crianças, e formar a criança ideal como já se fez no passado, mas para que ensine o respeito, o orgulho pela sua identidade e a convivência pacífica entre diferentes, que em suas diferenças são iguais, especiais e únicos. O trabalho apresenta uma base teórica onde buscou-se verificar a história do atendimento na Educação Infantil brasileira observando a evolução das leis e do pensamento sobre a criança bem como olhar para a prática diária e documentação em escolas e Centros de Educação Infantil onde a diversidade deve ser um assunto vivo, e não apenas um item do currículo a ser pontuado em algum momento do ano letivo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |