dc.contributor.advisor | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Luciana Cristiele de Castro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T18:38:48Z | |
dc.date.available | 2022-04-13T18:38:48Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42586 | |
dc.description | Orientador: Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a educação infantil no seu contexto, não somente evidenciando a perspectiva da sua importância, mas extrapolando seu foco para o fundamental, ou seja, a oferta. Dado os números populacionais do município a necessidade de espaços físicos de atendimento deveria ser muito além dos apresentados atualmente. Pensar a necessidade de ampliação das vagas significa inferir sobre políticas públicas sobre direito e cuidado, ou seja, onde estão às crianças cujas vagas não são garantidas, apesar dessa estarem asseguradas na legislação. Pensar a educação infantil ou a ausência desta no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba evidencia não somente a ausência de políticas públicas, mas principalmente a falta de planejamento. Levando em consideração dados levantados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o crescimento populacional tem crescido em desarmonia com a rede educacional. A relevância desta etapa de ensino é destaca justamente por ser esta a fase inicial, ou seja, a porta de entrada para a vida escola da criança e do futuro adolescente, fase em que muitos aspectos da psicologia definem como bastante importantes para que sejam desenvolvidas características necessárias não apenas para o êxito futuro na continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Colombo (PR) | pt_BR |
dc.title | A educação infantil no município de Colombo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |