dc.contributor.advisor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.author | Meduna, Cliciane de Souza, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T18:40:43Z | |
dc.date.available | 2022-06-28T18:40:43Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42535 | |
dc.description | Orientadora: Silvana Cássia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto relata a situação de algumas comunidades do Campo, no município de Paranaguá, que tiveram suas escolas fechadas devido à falta de interesse e comprometimento do poder público que na intenção de reduzir custos, atropela todos que estão a sua frente, desobedecendo a Constituição e desrespeitando os direitos da criança descritos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo deste é evidenciar a opinião dos moradores destas comunidades que foram negligenciados e que diante do descaso acabaram silenciando suas lutas e seus direitos, assim a metodologia usada foi de auxiliar e informar que os municípios têm o dever de assegurar que cada criança tenha seu direito assistido. A conclusão que se chega é que muitos não têm acesso às informações e temem enfrentar o governo para não sofrerem ainda mais com retaliações. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escola Rural | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Paranaguá (PR) | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Nucleação das escolas do campo do município de Paranaguá | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |