Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
Abstract
Resumo : As sociedades humanas e todos os demais fenômenos (físicos, químicos e biológicos) presentes na natureza são elementos indissociáveis, os quais constituem o meio ambiente. Sendo assim, as representações sociais, construídas coletivamente, e a percepção ambiental, individual, podem, conjuntamente, serem pressupostos para a Educação Ambiental? Para tanto, objetivou-se, em um primeiro momento, diagnosticar entre estudantes de Ensino Médio a compreensão sobre as relações com o meio ambiente, através das representações sociais de meio ambiente propostas por Marcos Reigota (2010), para, em um segundo momento, intervir com atividades em percepção ambiental, afetando os estudantes, isto é, promovendo a percepção estética e a sensibilização ambiental. Um questionário diagnóstico, composto por questões que abordam sistematicamente o meio ambiente, natureza, florestas e madeira foi aplicado junto aos estudantes. Os resultados obtidos com o questionário apontaram para uma predominância de representações naturalistas de meio ambiente, natureza, florestas e biodiversidade, com exclusão do ser humano, aproximando-se do conhecimento do senso comum de meio ambiente. As questões que abordavam a madeira e as relações entre "ser humano e a natureza" revelaram a predominância de respostas de representações de meio ambiente com conotações antropocêntricas e também com frequência considerável de representações conscientizadoras. Entretanto, os resultados obtidos não contemplam manifestações que permitem um entendimento sobre a complexidade intrínseca de meio ambiente. Com relação as atividades propostas, "Em debate: a relação ser humano x natureza" não obteve posições críticas consideráveis dos estudantes, enquanto que em "Sensibilização dos Sentidos" os resultados foram satisfatórios e por fim, na atividade "Produtividade protagonista no ambiente cotidiano", os estudantes diagnosticaram problemas ambientais importantes, mas não demonstraram compreensão sistêmica deste, tampouco pró-atividade nas propostas de resolução dos problemas ambientais. No conjunto, os resultados obtidos indicam a necessidade de desenvolvimentos de atividades de Educação Ambiental baseadas na percepção ambiental e que estudos das representações sociais são necessários para a elaboração de atividades pautadas na percepção, de modo que, o cotidiano dos envolvidos da EA possa permear a construção da sensibilidade ambiental individual. Desta forma, uma mudança de paradigma pode ser contemplada, promovendo a conservação e preservação do meio ambiente.
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