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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorKiem, Suelen Zonttapt_BR
dc.contributor.authorRibas, Luiz Guilherme dos Santospt_BR
dc.contributor.otherRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:26:50Z
dc.date.available2022-09-19T18:26:50Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41708
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Flávia Sant'Anna Riospt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é crucial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Quando tais técnicas e materiais são de fácil acesso e baixo custo, viabilizam seu uso por educadores de diversas realidades sociais e econômicas. Este trabalho avaliou o uso da técnica de emblocagem de organismos em resina por meio de uma dinâmica. Especificamente, artrópodes foram emblocados para que fossem trabalhados temas como ecologia, evolução, importância social e econômica de tais grupos biológicos com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Previamente foi desenvolvido e aplicado um questionário com objetivo de investigar o conhecimento prévio dos estudantes quanto aos artrópodes. As atividades aplicadas em seguida se constituíram de uma dinâmica e concomitantemente uma aula dialogada, procurando promover a construção de conceitos ecológicos e evolutivos, através dos recursos didáticos e de imagens referentes a ambientes naturais dos organismos tratados. Para avaliar a utilização do material didático foram feitas anotações e filmagens das dinâmicas. Os estudantes, também relataram suas experiências durante a atividade, formulando questões relevantes quanto à aplicabilidade da técnica de material didático alternativo. A utilização do material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleUtilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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