dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Kiem, Suelen Zontta | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribas, Luiz Guilherme dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T18:26:50Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T18:26:50Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/41708 | |
dc.description | Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Flávia Sant'Anna Rios | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é crucial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Quando tais técnicas e materiais são de fácil acesso e baixo custo, viabilizam seu uso por educadores de diversas realidades sociais e econômicas. Este trabalho avaliou o uso da técnica de emblocagem de organismos em resina por meio de uma dinâmica. Especificamente, artrópodes foram emblocados para que fossem trabalhados temas como ecologia, evolução, importância social e econômica de tais grupos biológicos com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Previamente foi desenvolvido e aplicado um questionário com objetivo de investigar o conhecimento prévio dos estudantes quanto aos artrópodes. As atividades aplicadas em seguida se constituíram de uma dinâmica e concomitantemente uma aula dialogada, procurando promover a construção de conceitos ecológicos e evolutivos, através dos recursos didáticos e de imagens referentes a ambientes naturais dos organismos tratados. Para avaliar a utilização do material didático foram feitas anotações e filmagens das dinâmicas. Os estudantes, também relataram suas experiências durante a atividade, formulando questões relevantes quanto à aplicabilidade da técnica de material didático alternativo. A utilização do material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Utilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |